Belém no foco: Oito ruas e avenidas de Belém são reestruturadas para garantir mobilidade na COP 30

Governo do Pará investe R$ 4 bilhões na modernização do sistema viário da capital, a fim de oferecer um trânsito seguro durante e depois da conferência ambiental

Por Arthur Sobral (SECOM)

Belém no foco: Belém avança com celeridade e eficiência na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025. Para deixar a capital pronta para sediar a primeira COP no Brasil, já denominada “COP da Amazônia”, o Governo do Pará intensifica os investimentos em melhoria da mobilidade urbana, priorizando obras e serviços que deixarão uma infraestrutura permanente para os mais de 1,3 milhão de habitantes da cidade.

Cerca de 30 obras estruturantes estão em andamento, modernizando Belém para receber o maior evento global sobre impactos do clima. Somente em 2024, a capital paraense recebeu um investimento de R$ 4 bilhões, provenientes do Tesouro Estadual, da Binacional Itaipu e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Divulgação/Agencia Pará

Em dezembro, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) iniciou a requalificação e modernização da Avenida Duque de Caxias, uma das mais importantes vias de Belém. Localizada em um eixo estratégico de mobilidade, a avenida cruza dois bairros e conecta o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Belém, ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade. A via também é essencial ao escoamento do tráfego em direção às saídas da capital.

Além da Avenida Duque de Caxias, outras sete vias importantes estão no cronograma de requalificação e modernização:

 

– Avenida Dr. Freitas

– Avenida Júlio César

– Rua Belém

– Rua Municipalidade

– Avenida Senador Lemos

– Avenida Visconde de Souza Franco

– Avenida Almirante Tamandaré

 

“Em mais um investimento dentro dos legados da COP 30, a requalificação dessas oito vias importantes de Belém irá otimizar o controle, a gestão eficiente de informações e a segurança daqueles que transitam por esses locais: motoristas, ciclistas e pedestres. A utilização dessas soluções tecnológicas em espaços públicos tem o objetivo de promover a melhoria no conforto e bem-estar, alinhando a infraestrutura urbana às necessidades de mobilidade e lazer da população da capital paraense”, afirma Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas.

 

Tecnologia – Entre as ações previstas nas vias reestruturadas estão a adoção de sistemas de controle de tráfego e monitoramento de vídeo; faixas inteligentes para pedestres, com iluminação indicativa em LED; implantação de 10 novas paradas de ônibus com totens de informação ao usuário; internet Wi-Fi; ampliação de calçadas; implantação de ciclovias e instalação de equipamentos de inteligência para gestão de tráfego. Essas medidas visam aumentar a fluidez do tráfego, proporcionar maior segurança aos pedestres e ciclistas, e garantir um deslocamento mais eficiente para moradores e visitantes.

 

“As faixas iluminadas são equipamentos que, por meio de sensores de presença, acionam um facho de luz, iluminando a travessia e dando maior segurança e visibilidade ao pedestre. As novas ciclovias garantirão mais conforto e segurança ao usuário deste modal. E para o tráfego de veículos, a instalação de semáforos AP modernos garantirão uma otimização do trânsito, já que são semáforos com tempo programáveis conforme o fluxo de carros e motos, permitindo melhor eficiência em programações, como as ondas verdes semafóricas”, explica a arquiteta Naira Carvalho, autora do projeto.

 

Todas as oito obras serão entregues até a COP 30, totalizando a reconstrução de quase 25 quilômetros de ruas e avenidas.

 

Trânsito sustentável – Estão em andamento outras obras de mobilidade, com destaque para a finalização do BRT Metropolitano, na Rodovia BR-316, que terá veículos a diesel modelo Euro 6, os quais emitem 15 vezes menos carbono que os modelos atuais, e ainda modelos elétricos, que além de não emitirem gases de efeito estufa produzem baixo nível de ruído. O BRT Metropolitano atenderá aos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.

 

Dois viadutos em construção em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e outros dois na entrada da capital – um já em funcionamento desde 24 de dezembro – serão entregues para a COP 30, contribuindo muito para o fluxo do trânsito durante o evento, melhorando consideravelmente a mobilidade para quem circula na região.

 

A obra de ampliação da Rua da Marinha, localizada no “Polígono da COP”, passará de duas faixas de rolamento para seis. A obra vai beneficiar a população de seis bairros, escoando o tráfego e garantindo mais segurança.

 

Fonte: Jornal da Construção Civil

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